Biblioteca

CDs e DVDs

  • CD Mais Coração nas Mãos Cantado

  • CD Mais Coração nas Mãos Instrumental

  • DVD Mais Coração nas Mãos (Relíquia)

  • Mais Coração nas Mãos

    Mais Coração nas Mãos reúne a história e o carisma camiliano, por meio de CD com músicas e DVD com videoclipes. Mais Coração nas Mãos: Comemorando os 90 anos da chegada dos camilianos no Brasil, inspirado na vida de Camilo de Lellis (1550 – 1614), retrata o carisma e o legado deixados por São Camilo, atualmente vividos pelos padres, religiosos e colaboradores camilianos da Província Camiliana Brasileira, que atuam nas várias dimensões das entidades camilianas atuantes em diferentes partes do Brasil.
  • Rezem por Mim

  • Saúde ao seu alcance

    A Província Camiliana Brasileira e a Verbo Filmes tem a alegria de oferecer a você dois DVDs sobre a Pastoral da Saúde no Brasil. Os dois DVDs se complementam e podem ser vistos de maneira independente.

    No DVD 1, o tema é tratado utilizando-se o recurso da dramaturgia. A história tem um toque de comédia e traz à tona várias situações e desafios muito presentes em nosso cotidiano.

    O DVD 2 apresenta um debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2012: Fraternidade e Saúde Pública. Experts no assunto trazem importantes informações sobre a situação da saúde no Brasil, apontando caminhos que poderão ser construídos a partir de uma sólida vivência da Pastoral na Saúde, em suas três dimensões: a solidária, a comunitária e a político-institucional.

Espiritualidade

  • Camilo de Lellis: Mais Coração nas Mãos

    De militar mercenário, Camilo de Lellis fez-se seguidor de Cristo e tornou-se o exemplo do bom samaritano, totalmente dedicado aos doentes e sofredores. A obra se destina ao grande público, mas pode interessar, particularmente, aos agentes de Pastoral de Saúde e aos profissionais da área médica e de saúde.

    Autor: Mario Spinelli
    Editora: Paulinas
  • Escritos de São Camilo

    Este livro reúne alguns documentos redigidos por Camilo de Lellis. “Escreveu ocasionalmente pouco. Do pouco que escreveu, boa parte foi perdida. O que sobrou, porém, retrata bem a sua alma e o seu coração. “

    Autor: Mario Vanti
    Editora: São Camilo
  • Espiritualidade Camiliana – itinerários, desafios e perspectivas

    Autor: Angelo Brusco, Francisco Álvarez e Leocir Pessini
    Editora: Ed. São Camilo
  • Mais Coração nas Mãos

    Esta obra relata e registra os principais momentos da peregrinação da relíquia do coração de São Camilo no Brasil durante o mês de julho de 2012, por ocasião da comemoração dos 90 anos da chegada dos Camilianos no Brasil e também em preparo para a celebração do IV Centenário de morte de São Camilo.

    Autor: Pe. Léo Pessini
    Editora: São Camilo
  • Orar 15 dias com São Camilo

    A Igreja reconheceu que São Camilo “foi chamado por Deus para cuidar dos doentes e para ensinar aos outros o modo de servir-lhes”, criando uma nova escola de caridade para com os doentes. Na realidade, a cruz vermelha dos camilianos acompanhou sua expansão nos novos países e no coração de tantas pessoas consagradas, bem como no coração de leigos. A atenção, plena de amor e solidária para com os doentes, continua a ser um sinal forte de credibilidade para cada cristão em particular e para toda a Igreja.

    Autor: Marie Christine Brocherieux
    Editora: Santuário
  • São Camilo

    História da Vida de São Camilo de Lellis

    Autor: Ascânio Brandão
    Editora: São Camilo
  • São Camilo de Lellis - Cordel

    Neste livro, o autor Pe. Agnaldo Gonzaga conta e ilustra através de cordéis a vida de São Camilo de Lellis.

    Autor: Pe. Agnaldo Gonzaga
    Editora: São Camilo
  • São Camilo de Lellis – Um anjo na terra

    São Camilo de Lellis – um anjo na Terra apresenta a trajetória de Camilo de Lellis, um homem pertencente a uma nobre e tradicional família, que foi militar e pelo seu temperamento acabou expulso da corporação; um homem viciado em jogo, que viveu parte da vida de maneira profana e decadente; um homem que perdeu seus bens e passou momentos de mendicância. Arrependido de seus pecados, Camilo foi tocado pela graça divina e passou a dedicar a sua vida a servir aos seus semelhantes; tornou-se patrono dos enfermos e dos hospitais. Foi Camilo o responsável pela fundação da Companhia dos Servidores dos Enfermos. Camilo de Lellis, o São Camilo, de origem italiana, nasceu no ano de 1550 e faleceu em 1614.
    Autor: Rodolfo Bullara
    Editora: Giostri
  • Vida do Pe. Camilo de Lellis

    Livro sobre a vida de São Camilo de Lellis.

    Autor: Sanzio Cicatelli
    Editora: São Camilo

Pastoral da Saúde

  • A Cura dos Doentes na Bíblia

    O objetivo desta obra é ajudar quem sofre a compreender o sentido profundo da mensagem bíblica relativa a seu sofrimento e oferecer aos profissionais da saúde e agentes da pastoral subsídios sobre a doença e o sofrimento humanos, à luz da exegese e hermenêutica de hoje. 226p.
    Esta é uma publicação em parceria do Centro Universitário São Camilo com Edições Loyola. 2001.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Calisto Vendrame
  • Assistência Espiritual aos Doentes, o que e como fazer?

  • Assistência religiosa aos doentes: Aspectos bíblicos

    As informações aqui contidas são frutos de textos tirados deste livro escrito pelos homens, inspirados por Deus: a Bíblia. Embora não contenham respostas prontas, os artigos mostram inúmeras faces e contribuições que a Bíblia oferece ao trabalho de assistência pastoral na área da saúde.

    É um livro destinado a capelães, padres, pastores, visitadores de doentes e ministros da eucaristia que prestam assistência religiosa em hospitais e domicílios.

    Anísio Baldessin, padre camiliano, é capelão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde – ICAPS

    Maiores Informações:
    Tel: (11) 3862-7282 ramal 3
    icaps@camilianos.org.br
    Autor: Pe. Anísio Baldessin
  • Assistência Religiosa aos doentes: Aspectos Práticos

    Assistência religiosa aos doentes: aspectos práticos é um livro endereçado a padres, pastores, ministros da eucaristia e a todos os que prestam assistência religiosa nos hospitais e nos domicílios.

    De fácil leitura, o livro retrata o dia a dia do autor, que atua como capelão (assistente religioso) no hospital das Clínicas da FMUSP e no Instituto de Câncer de São Paulo. Todo o conteúdo desta obra é fruto de experiências práticas. Portanto, será de grande valia para leitura individual ou para discussão nos grupos que prestam assistência religiosa aos doentes.

    Autor: Pe. Anísio Baldessin
    Edições Loyola
  • Assistência religiosa aos doentes: aspectos psicológicos

    A assistencia religiosa aos doentes, tanto em hospitais como em domicílios, foi por muito tempo encarada como uma atividade destinada simplesmente a quem estava para morrer. Além disso, tinha como única preocupação os aspéctos religiosos. Mas ao longo dos anos as igrejas das mais diferentes denominações ampliaram seu campo de atuação. Sem querer entrar no campo da psicologia, passaram a usar essa ciência para prestar uma assistência religiosas mais eficaz.
    A coletânea de artigos que compõem este livro traz dicas muito importantes para padres, pastores, rabinos e leigos (ministros da eucaristia) que diariamente prestam assistência religiosa em hospitais, domicilios ou casas de repouso.
    Telefone: (11) 3862-7286 ramal3
    Autor: Pe. Anísio Baldessin
    Organizador: Pe. Mario Luís Kozik
  • Como lidar com o paciente em fase terminal - 5ª edição - revista e ampliada

    Uma reflexão sobre ética, entendida como um grito pela dignidade humana, contextualizando tal reflexão frente aos grandes progressos apresentados pela medicina nos últimos anos que provocaram o surgimento de novas questões como: dizer a verdade ao paciente? O que é eutanásia, distanásia, ortotanásia? Esta obra também aborda aspectos importantes relacionados ao tema como: alguns princípios ético-cristãos; qualidade de vida; meios ordinários e extraordinários de tratamento; dor e os direitos do paciente em fase terminal; o progresso de morrer e o direito de dizer adeus à vida com dignidade. 162.
    Uma publicação em parceria: Centro Universitário São Camilo e Editora Santuário. 2003.

    Informações e vendas:
    Editora Santuário.
    Tel: (12) 3104-2000
    Autor: Pe. Léo Pessini
  • Como organizar a Pastoral da saúde

    Uma pastoral da saúde organizada, com planejamento, formação e avaliação, vem ganhando mais importância e expressividade em nossas comunidades cristãs e nas pastorais de muitas dioceses brasileiras.

    A presente obra insere-se nesse contexto maior como uma preciosa contribuição para reflexão e animação das equipes da Pastoral da Saúde e dos milhares de agentes da pastoral, verdadeiros samaritanos anônimos que vão ao encontro dos que lutam para não adoecer e também dos que são acometidos pela doença e sofrimento.

    Neste livro, o autor apresenta dicas importantes e práticas que auxiliarão, numa perspectiva camiliana, na organização da pastoral da saúde, nas dimensões solidária, comunitária e político institucional, em dioceses paróquias e hospitais. Ou seja, oferece elementos teóricos para uma boa atuação prática. Afinal, como disse Kurt Lewin: “Nada pode ser tão prático como uma boa teoria”.

    ANÍSIO BALDESSIN, padre camiliano, é capelão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde – ICAPS.

    Informações: (11) 3862-7286 ramal 3
    Autor: Padre Anísio Baldessin
  • Como visitar um doente

    De autoria do padre Anísio Baldessin, é um livro que procura dar algumas dicas para capelães, (padres, pastores) agentes de pastoral da saúde e ministros da eucaristia que visitam doentes em hospitais e domicílios. Neste livro, o leitor encontrará algumas dicas pastorais sobre o que se deve e o que não se deve falar ou fazer na visita pastoral ao doente. O autor procura responder a algumas perguntas comuns como: quanto tempo pode durar a visita, o que dizer ao doente quando ele chora, permanece em silêncio, é de outra religião, está em estado grave, entre outras.
    Autor: Padre Anísio Baldessin
  • Dicionário Interdisciplinar da Pastoral da Saúde

    Esta obra representa uma abertura interdisciplinar frente ao pluralismo contemporâneo nas áreas da teologia pastoral, espiritualidade, ciências humanas e da saúde. São mais de 200 verbetes produzidos por 128 especialistas internacionais, além de outros que contextualizam a realidade brasileira e latino-americana. A presente publicação destina-se aos profissionais da Teologia, Pastoral, ética, Bioética, Medicina, Psicologia, Psiquiatria, Sociologia, Saúde Pública, entre outros. 1446p.
    Esta é uma parceria entre a Editora do Centro Universitário São Camilo e Paulus Editora. 1999.

    Informações e vendas:
    Paulus Editora
    Tel: 5084-3066
    www.paulus.com.br
    Autor: Calisto Vendrame e Léo Pessini (Orgs.)
  • Entre a vida e a morte, medicina e religião

    Depois de vinte anos prestando assistência religiosa, como capelão, no Hospital das Clínicas de São Paulo (FMUSP), Pe. Anísio Baldessin aprendeu a conviver com as mais diversas situações, em que a vida e a morte são parceiras muito próximas. Por isso, escreveu este livro, não com o objetivo de relatar milagres ou simplesmente contar histórias, embora algumas façam parte dos fatos. Mas, auxiliar as pessoas que passam por sofrimento, sejam elas pacientes; familiares ou profissionais da saúde. Distribuídos em trinta e três capítulos, a obra traz relatos concretos de muitas situações vivenciadas dentro de um hospital que além de detectar sintomas procura eliminar a causa. E essa, mesmo com toda a tecnologia e principalmente com o auxílio da fé, algumas vezes é impossível de ser extirpada do corpo ou da vida das pessoas.

    Autor: Anísio Baldessin
    Editora: Loyola


  • Guia da Pastoral da Saúde para a América Latina e o Caribe

    Este livro é resultante dos encontros regionais e latino-americanos da Pastoral da Saúde convocados pelo Departamento de Pastoral da Social-DEPAS/ CELAM, fornecendo subsídios aos que estão comprometidos na evangelização do mundo da saúde. Nesta perspectiva, esta produção objetiva se apoiar na preparação dos profissionais e agentes da pastoral que atuam no campo da saúde, sobretudo na América Latina e no Caribe. 94p.
    Uma publicação em parceria do Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola. 2001.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Conselho Episcopal Latino-Americano Departamento de Pastoral da Saúde
  • Ministério da Vida - Orientações para agentes de Pastoral da Saúde

    Esta obra apresenta orientações para pastorais aos doentes, que quer nos hospitais ou em domicílios, tendo sempre em vista as novas perspectivas e desafios que o mundo da saúde traz para a ação pastoral. Seu conteúdo temático responde às solicitações de comunidades, de agentes e pastoral da saúde, e recolhe experiências e necessidades vivenciadas pelo próprio autor em seu trabalho pastoral. 168p.
    Uma publicação em parceria: Centro Universitário São Camilo e Editora Santuário. 2004.

    Informações e vendas:
    Editora Santuário.
    Tel: (12) 3104-2000
    Autor: Pe. Léo Pessini
  • Os Camilianos e a Pastoral da Saúde

    Este livro reúne textos, artigos e informações sobre a atuação dos Camilianos no trabalho de Pastoral da Saúde e Capelania Hospitalar nas mais de três décadas deste trabalho.

    Autor: Pe. Léo Pessino e Pe. Christian de Paul
    Editora: São Camilo
  • Pastoral da Saúde em Defesa da Vida e do Morrer com Dignidade: Fundamentos e Prática

    Promover a Saúde, é defender a vida e o morrer com dignidade é, sem dúvida, a missão da Pastoral da Saúde. Nesse sentido, este livro busca as raízes que fundamentam a ação pastoral no mundo da saúde, em uma perspectiva antropológica e cristã aberta ao diálogo com outras visões de mundo e com as ciências. Ele oferece aos agentes de Pastoral da Saúde e aos profissionais de saúde, de forma sintética e com fácil linguagem, elementos capazes de sustentar a defesa da vida e a prática pastoral, ou profissional, junto aos doentes e necessitados. Mostra que viver e morrer com dignidade é um direito de todos e que a Pastoral da Saúde deve agir, sendo um sinal de esperança e solidariedade no mundo da saúde.

    Autor: Pe. Alexandre A. Martins
    Editora: São Camilo
  • Pastoral da Saúde: orientações práticas

    “Hoje, são muitos os que, voluntariamente, se dispõem a fazer a atividade de visitação aos doentes em hospitais, asilos e domicílios. Homens e mulheres que possuem uma fé admirável e uma tremenda vontade de servir. Pessoas que trazem no coração um imenso desejo de ser bom. Todavia, é importante lembrar que não basta querer ser bom. É preciso saber ser bom. Este livro nada mais é do que uma coletânea de artigos e/ou reflexões, fruto da minha atividade diária junto aos doentes, familiares e profissionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

    Os capítulos não precisam, necessariamente, ser lidos em seqüência. Os temas propostos são independentes. Seu único objetivo é provocar discussões e debates nos grupos que visitam os doentes, em casa ou no hospital. O livro pode ser útil também aos ministros da Eucaristia ou ministros extraordinários dos doentes.”
    Autor: Padre Anísio Baldessin
  • Reflexões para a Pastoral da Saúde

    A maioria das doenças que ferem ou levam as pessoas à morte, sobretudo nos países em desenvolvimento, poderia ser evitada sem grandes esforços científicos ou financeiros. Bastariam apenas uma atitude diferente e mais sábia perante a vida e seus valores e o consequente reescalonamento das prioridades culturais, sociais, políticas e econômicas dos povos. Independentemente disso, a doença e a mote serão sempre nossas companheiras inseparáveis. Nessas horas, o ser humano vai ao essencial da vida: Deus. Na hora da doença sente necessidade d’Ele.

    E nós, como agentes e/ou visitadores dos doentes, devemos continuar fazendo tudo quanto esteja ao nosso alcance para proporcionar ao doente e ao moribundo nossa solidariedade terapêutica, psicológica e espiritual, para que recuperem a saúde ou entrem na eternidade na plena paz dos filhos de Deus. Por isso, partindo de minha experiência de mais de trinta anos na Pastoral da Saúde, escrevi estas orientações pastorais.

    Autor: Pe. Julio Serafim Munaro
    Editora: Loyola
  • Vida, Esperança e Solidariedade - 5ª edição - revista e ampliada

    Vida, esperança e solidariedade constitui-se num subsídio de ajuda para quem ama a vida, procurando entendê-la na ótica da esperança de um futuro melhor, cujos sinais são visiveis no presente, na vivência da solidariedade samaritana. Esta edição foi completamente refeita e atualizada a partir dos últimos desenvolvimentos ocorridos na área das ciências da vida e da saúde que nos obrigam a repensar nossa ação profissional e pastoral no âmbito da saúde. Endereçada prioritariamente a centenas de samaritanos anônimos que atuam na área da saúde, profissionais da saúde (enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, gestores, etc) e agentes da pastoral, que diariamente se confrontam com a realidade do sofrimento humano. 168p
    Uma publicação em parceria: Centro Universitário São Camilo e Editora Santuário. 2003

    Informações e vendas:
    Editora Santuário.
    Tel: (12) 3104-2000
    Autor: Pe. Léo Pessini

Bioética

  • Bioética - Alguns Desafios

    A Bioética é hoje um “movimento cultural” ( disciplina, ciência) que perpassa todos os âmbitos da vida, desde o nível humano até o cósmico-ecológico. No contexto universitário brasileiro estão emergindo inúmeros programas de Bioética com grandes manifestações de interesse. A Bioética paulatinamente começa a fazer parte do dia-a-dia, do viver, conversar e agir profissional. O presente livro procura, à luz dos estudos da Bioética, resgatar a dignidade da pessoa e a qualidade de vida considerando desde a dimensão pessoal até a social. Representa um grande lance de esperança para a humanidade. 348p.
    Esta é uma publicação em parceria do Centro Universitário São Camilo com Edições Loyola. 2001.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Christian de Paul de Barchifontaine e Léo Pessini (Orgs.)
  • Bioética e início da vida

    Bioética e início da vida, por meio de um diálogo transdisciplinar, baseado na tolerância e solidariedade pretende responder a alguns desafios do início da vida. Que valor atribuímos à vida? De que modo podemos proteger e tornar melhor esse bem? Como melhorar a nossa convivência humana? Inicialmente apresenta-se a fundamentação do que entender sobre dignidade humana, evolução histórica e abrangência temática da Bioética. Pontos imprescindíveis para a reflexão, não somente das questões éticas do nascer, como também do viver e do morrer. Em seguida, o autor nos convida a aprofundar questões complexas e polêmicas do início da vida humana, que exigem nosso enfrentamento relacionado ao: crescimento populacional, reprodução assistida, genoma humano e clonagem. Uma série de documentos importantes de organismos internacionais voltados às questões debatidas, constitui o bloco de anexos, que merecem atenção e leitura. 280p.
    Esta obra é uma co-edição Editora do Centro Universitário São Camilo e Edições Idéias e Letras. 2004.

    Informações e vendas:
    Editora Idéias e Letras.
    Tel: (12) 3104-2000
    Autor: Christian de Paul de Barchifontaine
  • Bioética e saúde pública

    Este livro demonstra que começamos a ter em nosso país uma expressiva massa crítica na área de bioética. Não reproduz ingenuamente paradigmas bioéticos alienígenas, mas inspira-se críticamente nas raízes históricas anglo-saxãs no seu nascedouro para refletir, pensar e elaborar uma perspectiva de bioética à luz dos valores que dão sentido ao nosso nescer, viver, conviver e morrer, próprios de nossa realidade socioecenômica e político-cultural. 168p.
    Esta é uma publicação em parceria do Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola. 2003

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Paulo Antônio de carvalho Fortes e Elma Lourdes Campos Pavone Zobolo (organizadores)
  • Bioética, Medicina e Tecnologia

    A presente obra faz parte de uma publicação original intitulada More Humane medicine, lançada nos Estados Unidos em 2003. A edição em português, que ora lançamos, selecionou algumas questões sobre as origens da bioética, medicina, envelhecimento humano, cuidados paliativos e a problemática ética dos pacientes em estado vegetativo persistente, e foi substancialmente modificada e complementada com acréscimos de documentos e de temas aderentes ao contexto da América Latina. Inicia-se com as origens históricos da bioética, comentando a complexa teia de fatos que provocaram o seu surgimento no cenário da pesquisa científica; destaca-se Van Renselaer Potter, um dos pioneiros da bioética, esquecido nos EUA, mas muito valorizado, sobretudo na Ásia, Europa e América Latina, pergunta-se sobre o futuro da bioética, avançando em reflexões sobre o grande desafio de uma medicina mais humana, de uma ética em tempos de ciência e tecnologia avançados, que se questiona a respeito de limites. Um bloco temático instigante enfrenta a problemática do envelhecimento e saúde, o envelhecimento e a morte e os cuidados paliativos, além da ética da eutanásia e do suicídio medicamente assistido, das tecnologias de alimentação e hidratação em pacientes com doenças crônicas terminais e em estado vegetativo. Faz-se uma avaliação e apresentação do caso Terri Schiavo (EUA). Por fim, aborda-se a questão da eqüidade e a justiça na medicina de alta tecnologia, e a bioética e dignidade humana nos limites da vida. 250p.
    Esta é uma obra em co-edição Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola. 2005.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: James Drane e Leo Pessini
  • Bioética: Poder e Injustiça

    Esta obra torna perene o VI Congresso Mundial de Bioética, realizado em Brasília. O leitor perceberá a amplitude e a pluralidade de visões apresentadas por autores provenientes das mais diversas culturas e referenciais teórico-científicos. Diante de uma verdadeira feira de idéias, percepções e posições filosóficas, o diálogo e o respeito pelo diferente e pelo diverso são atitudes necessárias no encontro com o outro. 522p
    Esta é uma publicação em parceria do Centro Universitário São Camilo com Edições Loyola. 2003.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Volnei Garrafa e Leo Pessini (organizadores)
  • Bioética, Saúde e Vulnerabilidade em defesa da dignidade dos vulneráveis

    O ano de 2012 é um momento especial na Igreja católica no Brasil, pois o tema da Campanha da Fraternidade 2012 aborda justamente a questão da saúde pública. Neste contexto, temos em mãos um interessante subsídio para pensarmos, a partir dos vulneráveis de nosso continente latino-americano e brasileiro, uma bioética e teologia como chaves de libertação, exatamente como propõe o autor. O intuito é que sejamos levados a executar ações transformadoras e de cidadania em prol dos sem voz e sem vez, a quem são negados injustamente os direitos básicos de uma vida digna, entre os quais o fundamental direito à saúde. O livro é um convite a "fazer bioética" de forma diferente, convite esse que, se assumido, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento de uma bioética latino-americana para que todos ganhem em qualidade de vida.
    Autor: Padre Alexandre Andrade Martins
  • Cuidar do ser humano: ciência, ternura e ética

    Cuidar do ser humano apresenta uma coletânea de mensagens sobre cuidados médicos e de saúde que tratam de assuntos como a necessidade de humanizar os tratamentos e o ambiente hospitalar, de preservar a dignidade dos pacientes e respeitar a vida, acima de tudo. A obra nasceu do compromisso dos autores com a vida e o ser humano, não apenas por obrigação como profissionais da saúde, mas por acreditarem na união entre ciência e consciência e em valores humanísticos e espirituais, seguindo, em especial, o carisma de São Camilo de Lellis, que recomendava aos profissionais da saúde de sua época que colocassem "mais coração nas mãos". Nesse sentido, Leo Pessini e Luciana Bertachini lembram o leitor da importância de ser solidário, de amenizar o sofrimento do outro, de procurar fazer do mundo um lugar melhor para todos. Afinal, vida é dom e compromisso, e nos foi dada para que a tornemos sempre mais bela, saudável e feliz. Os textos são breves, em linguagem simples e acessível a todos. Estão agrupados por temas, mas não seguem uma sequência estrita e podem ser lidos ao acaso. É destinado, em especial, aos cuidadores de crianças e idosos, a agentes de Pastoral, a profissionais da área da saúde, a assistentes sociais e a qualquer pessoa que se interesse pelo assunto.

    Autor: Pe. Léo Pessini e Luciana Bertachini
    Editora: Paulinas
  • Distanásia – até quando prolongar a vida?

    Este livro traz com muita seriedade o debate e a reflexão sobre o valor morrer bem. A partir da discussão sobre a distanásia e da filosofia dos cuidados paliativos e enriquecido pelas reflexões e posicionamentos da ética teológica, este estudo abarca uma questão maior sobre o conceito da própria vida, do sentido e do cuidado da dor e do sofrimento humano. 432.
    Esta produção também está disponível em espanhol e em croata.
    Esta obra é uma co-edição do Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola. 2001.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Léo Pessini
  • Encanto e Responsabilidade no cuidado da vida

    Publicada em parceria com o Centro Universitário São Camilo, esta obra reúne artigos de profissionais das diversas áreas relacionadas à saúde e quer ser uma luz de esperança em meio ao descaso e à indiferença diante da vida humana mais vulnerabilizada. Situa-se na continuação do trabalho profissional pela humanização da assistência à saúde. É também um aprofundamento da reflexão ética humanista iniciada com a publicação de outras obras no gênero. Desenvolve um itinerário reflexivo ágil, de caráter essencialmente inter e multidisciplinar, com importantes contribuições da medicina, psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, filosofia, teologia e jornalismo, entre outros saberes profissionais no âmbito da saúde. O objetivo é que o leitor possa se sentir interpelado e se envolva de coração na temática em discussão.

    Autor: Pe. Léo Pessini e Luciana Bertachini
    Editora: Paulinas
  • Eutanásia – por que abreviar a vida?

    Esta obra apresenta uma madura reflexão sobre questões cercadas, muitas delas de perplexidades morais. Depois de considerar aspectos importantes relacionados à finitude humana o autor busca respostas mediante profunda fundamentação à pergunta: por que abreviar a vida?
    Este livro explicita com clareza a convicção ética do autor: não abreviar a vida, muito menos prolongá-la inutilmente, mas cuidar com arte, ternura e ciência da dor e do sofrimento humano, até o limite de nossas possibilidades, sempre respeitando a pessoa vulnerabilizada pela doença crônica, ou na iminência de se despedir da vida.
    Esta produção, que originalmente foi publicada em 1990 numa versão compacta, foi atualizada e ampliada, contemplando ampla fundamentação das questões éticas em jogo, bem como, a análise da situação legal da Eutanásia no mundo. 384p.
    Esta obra é uma co-edição Editora do Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola, 2004.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Léo Pessini
  • Humanização e Cuidados Paliativos

    Num tempo histórico de fascínio pela tecnociência e suas descobertas que podem "transformar" o ser humano num mero detalhe ou objeto, faz-se necessária a superação desta "condição" mediante a valorização do ser humano em sua dignidade plena. Para tanto, precisamos nos humanizar, bem como sermos protagonistas de ações humanizantes, cultivando o diálogo personalizador em vários âmbitos, mormente nas situações de sofrimento e final de vida. Humanizar é garantir dignidade ética diante do sofrimento humano. A presente obra é uma coletânea de trabalhos originais, de autores nacionais e internacionais de reconhecida competência organizados em duas partes fundamentais: na primeira a temática da Humanização dos cuidados em saúde: o desafio de cuidar do ser na perspectiva humana e cientifica; na segunda, o desenvolvimento do conceito e a importância dos cuidados paliativos, uma necessidade emergente e urgente na área da saúde brasileira.

    Na parte que trata da temática Humanização em saúde são abordados aspectos como: Humanização da dor e do sofrimento humanos; ética e a humanização hospitalar; fundamentação para a humanização hospitalar; O cuidar e o sonhar; Humanização da velhice; A comunicação como fator de humanização na terceira idade, dentre outros. A segunda parte do livro que trata dos Cuidados paliativos está dividida em dois blocos: o primeiro, Fundamentação e questões relacionadas à necessidade de cuidados paliativos, filosofia, espiritualidade e sentido em cuidados paliativos. O segundo bloco aborda aspectos como: Cuidados paliativos na assistência a doentes de AIDS; Dor oncológica; Comunicação com o paciente fora de possibilidades terapêuticas; Comunicação - uma abordagem multidisciplinar; Cuidados paliativos no Brasil; O luto no contexto hospitalar; Quem cuida de quem cuida?

    A presente publicação possibilita reflexão aos que atuam na área da saúde evidenciando a importância de aliar ternura à competência profissional, bem como sabedoria para promover a vida com dignidade. 320p.
    Esta obra é uma co-edição do Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola. 2004.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Léo Pessini e Luciana Bertachini (Organizadores)
  • Problemas Atuais de Bioética

    O livro visa orientar os que atuam na área de saúde sobre os principais problemas éticos relacionadas aos temas mais polêmicos da Bioética (aborto, transplantes, eutanásia, engenharia genética, controle domográfico, bebês de proveta, etc.).

    A abordagem é sintética e acessível, evitando os posicionamentos da moral impositiva, para adotar uma perspectiva questionadora e aberta.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Léo Pessini e Christian de Paul de Barchifontaine
  • Saúde e Cidadania

    O objetivo desta obra é possibilitar a reflexão sobre a saúde, não somente no sentido da assistência médico-hospitalar, mas sobretudo considerando como essencial o viver com dignidade, ou seja, o direito de cada cidadão à qualidade de vida. O autor destaca alguns mecanismos que provocam a antivida, a falta de saúde e resgata uma noção importante em nosso compromisso com a saúde: a participação popular. Esta obra também mostra como a saúde é vista pela igreja e a sua dimensão de atuação na perpectiva da Pastoral da Saúde. Por fim, elenca elementos importantes que servem de estímulo e reflexão à população para que concretamente atinja patamares satisfatórios de saúde que redendem em maior qualidade de vida.
    Uma publicação em parceria: Centro Universitário São Camilo e Editora Santuário. 2004.

    Informações e vendas:
    Editora Santuário.
    Tel: (12) 3104-2000
    Autor: Pe. Dr. Christian de Paul de Barchifontaine
  • Teologia e Saúde – Compaixão e fé em meio à vulnerabilidade humana

    A Coleção Teologia na Universidade fundamenta-se numa postura interdisciplinar e apresenta contribuições resultantes do diálogo entre a Teologia e outras áreas do conhecimento. Este volume estabelece o diálogo entre Teologia e Saúde. Suas reflexões propõem-se como instrumento à maturação das ideias entre alunos universitários e todos aqueles que pretendem fazer da saúde um espaço de desenvolvimento do ser humano em situação de vulnerabilidade. A obra procura apresentar a reflexão crítica e profética da teologia no mundo da saúde.

    De acordo com a estruturação básica da coleção, sua primeira parte considera o desenvolvimento histórico da saúde junto às sociedades e as diversas formas de compreensão e abordagem da saúde e da doença. Em seguida, dá-se espaço à reflexão propriamente teológica, entendendo a saúde como dom divino gratuitamente oferecido à humanidade. A parte final se dedica a compreender o contexto e as questões emergentes da biotecnologia, encarando seus principais dilemas e tensões. Nesse sentido, permeia a obra uma sintonia de fundo com a nova consciência mundial, que eleva a primeiro plano a equidade, a fim de se atingir a meta de uma população muito mais saudável.
    Autor: Padre Alexandre Andrade Martins

Administração Hospitalar

  • A arte de ser um Administrador Hospitalar eficaz

    Ensina como otimizar os recursos físicos, humanos, organizacionais e financeiros do Hospital. Para que isto venha a ocorrer com a perfeição preconizada, o administrador do hospital deve ostentar ao menos, os seguintes predicados: preparação, liderança, força positiva, responsabilidade, determinação e autodomínio. 240p
    Uma publicação da Sociedade Beneficente São Camilo.2005.

    Informações e vendas:
    Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares
    Tel: (11) 3675-5328
    Autor: Niversindo Antonio Cherubin
  • A arte de ser um Administrador Hospitalar líder

    Decidi escrever estas páginas para traduzir a experiência que acumulei durante meus 42 anos de exercício da profissão como Administrador Hospitalar. Durante todo esse tempo, convivi com centenas de profissionais dirigentes de hospitais, no Brasil e no Exterior.

    Tive a sorte de criar numerosas entidades na área da saúde e ocupo, ainda hoje, alguns cargos importantes nesse setor. Exerci durante alguns anos o cargo de Coordenador da Coordenação da Assistência Médica Hospitalar do Ministério da Saúde. Com a ajuda de colegas da minha especialidade, consegui disciplinar a atividade administrativa e técnica da composição e da atuação dos estabelecimentos da saúde.

    Notando a ausência de profissionalismo de um certo número de responsáveis pela administração dos hospitais, tive a grande satisfação de provar, no Ministério da Educação, o currículo mínimo para a formação universitária do Administrador Hospitalar. Criei ainda a primeira faculdade de Administração Hospitalar da América do Sul, onde fui diretor geral e professor por mais de uma década. 366p
    Uma publicação do Centro Universitário São Camilo e Sociedade Beneficente São Camilo. 2003.

    Informações e vendas:
    Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares
    Tel: (11) 3675-5328
    Autor: Niversindo Antonio Cherubin
  • Administrador Hospitalar - Um Compromisso com a Ciência e a Arte

    O autor expõe os fundamentos da formação e ação do administrador hospitalar, bem como as atribuições desse profissional e a abrangência de sua atuação, considerando determinados princípios norteadores. A vivência intensa do Pe. Cherubin nesta área permitiu-lhe a elaboração dessa obra pioneira voltada aos estudantes, pesquisadores e profissionais do campo da administração hospitalar. 176p
    Uma publicação do Centro Universitário São Camilo, da Sociedade Beneficente São Camilo e Edições Loyola. 1998.

    Informações e vendas:
    Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares
    Tel: (11) 3675-5328
    Autor: Niversindo Antonio Cherubin
  • Ética e Administração Hospitalar

    Atualmente o tema da ética nos negócios, reconhecidamente, invade todas as áreas da empresa. Na área da administração hospitalar esse tipo de reflexão torna-se essencial por duas razões. A primeira encontra-se na própria origem do hospital contemporâneo, extremamente ligada às atividades médicas marcadas desde o seu início pela ética. A Segunda remete-se ao fato de a preocupação com a ética Ter invadido a administração em geral. Se todas as organizações estão se preocupando com a ética de seus dirigentes, de seus empregados e de suas atividades, o hospital deve considerar ainda mais sua origem e missão. Essa publicação reflete sobre os valores e os princípios que os profissionais da administração hospitalar levam em conta no processo de tomada de decisões e a influência dos aspectos econômicos, financeiros e gerenciais em confronto com a dignidade e os direitos dos pacientes. Razão pela qual está voltada a todos os profissionais que atuam no campo da administração hospitalar, direta e indiretamente. 268p.
    Esta é uma publicação em co-edição Centro Universitário São Camilo e Edições Loyola. 2002.

    Informações e vendas:
    Edições Loyola
    Tel: (11) 6914-1922
    www.loyola.com.br
    Autor: Elma L.C.P. Zoboli