Orações

Oração do Ano Santo da Misericórdia

Senhor Jesus Cristo,

Vós que nos ensinastes a sermos misericordiosos como o Pai celeste,
e nos dissestes que quem Vos vê, vê a Ele. Mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos.

O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro; a adúltera e Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura; fez Pedro chorar depois da traição e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido.

Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo as palavras que dissestes à mulher samaritana: Se tu conhecesses o dom de Deus!

Vós sois o rosto visível do Pai invisível, do Deus que manifesta Sua onipotência, sobretudo com o perdão e a misericórdia. Fazei que a Igreja seja no mundo o rosto visível de Vós, Senhor, ressuscitado e na glória.

Vós quisestes que os Vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza,
para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro: fazei que todos os que se aproximarem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus.

Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a Sua unção, para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem e proclamar aos cativos e oprimidos a libertação; aos cegos restaurar a vista.

Nós Vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.

Amém.

Oração a São Camilo

(14 de julho – Solenidade)
Fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos – Padres e Irmãos Camilianos

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
São Camilo, rogai por nós!

Oração do Enfermo

Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração.Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei que não te alegras com o sofrimento de teus filhos.

Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Ofereço minhas preocupações, angústias e sofrimentos, para ser mais digno de ti.

Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na Cruz. Peço, ainda, Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a terem para com os pacientes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha.

Amém.

Oração pelas Vocações

Senhor da messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos carismas e ministérios. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, ministros leigos e leigas. Dá perseverança a todas as pessoas vocacionadas. Desperta o coração dos jovens, para ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e Pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “Sim”.

Amém!

Oração Vocacional Camiliana

Senhor, que nos ensinastes a “rogar ao Senhor da messe, para que envie operários, pois a messe é grande e os operários são poucos”, dignai-vos dirigir vosso olhar misericordioso à nossa Ordem.

Inúmeros enfermos dispersos pelo mundo inteiro sofrem e morrem sem uma digna assistência; pobres abandonados, morrem sem Vos conhecer. A messe é realmente grande nós seus operários somos poucos.

Fazei ressoar Vossa voz no coração de muitos jovens, no momento de sua opção de vida, convidando-os para que consagrem sua vida a serviço dos enfermos, nesta que Vos dignastes chamar “obra vossa”.

Abençoai os que já vieram e fazei que correspondam com fidelidade à vocação que lhes destes, de servir os doentes e pobres.

Ó Maria, Rainha dos Ministros dos Enfermos, vós mesma oferecei a Jesus nossas súplicas e vós São Camilo, auxiliai-nos com vossa valiosa proteção. Amém.

Oração a Nossa Senhora da Saúde I

(16 de novembro – Festa)

Ó verdadeiro manancial de vida! Fonte perene da nossa saúde, grande Rainha dos céus, Maria, volvei, vos imploro, para mim, o olhar benigno de vossa misericórdia. Livrai-me da mancha de minhas gravíssimas culpas, e com o favor da vossa poderosíssima intercessão e ainda pelos merecimentos dos santos patriarcas José e Camilo, fazei que eu consiga da sua divina Majestade, com a salvação da minha alma, a perfeita saúde dos corpos e aquela graça da qual tanto necessito, que vos recomendo (pedir a graça), a fim de que, podendo mais bem sevir-vos nesta vida, venha depois, um dia, amar-vos e agradecer-vos por toda a eternidade, feliz no Céu. Não queirais, ó Mãe da Saúde, desprezar as minhas súplicas, mas, benigna, escutai-me, atendei-me, salvai-me. Assim seja.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós!

Oração a Nossa Senhora da Saúde II

Ó Mãe de misericórdia, Senhora da saúde, que servindo tua prima Isabel em suas necessidades e permanecendo firme ao pé da cruz de teu Filho agonizante, manifestaste na bodas de Caná tua grande sensibilidade para conosco, ouve a voz e o clamor de todos teus filhos enfermos que recorrem a ti com a certeza de encontrar a uma Mãe que os acolhe e assiste com ternura.

Intercede, Mãe querida, para que teu Filho cure nossas enfermidades, transforme nossas lágrimas em oração e nossos sofrimentos em momentos de crescimento, converta nossa solidão em contemplação e nossa espera em esperança; fortaleça-nos na hora da agonia e transforme nossa morte em ressurreição. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Saúde dos enfermos, rogai por nós!

Beatos e Bem-aventurados Camilianos

Pe. Henrique Rebuschini

Enrico Rebuschini(10 de maio – Memória)

Ó Deus, que cumulastes com o espírito de amor para com os doentes o coração do bem-aventurado presbítero Henrique, fazei que, seguindo o seu exemplo, nos dediquemos às obras de misericórdia, praticando com alegria o mandamento novo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

Pe. Luís Tezza

Luis Tezza(26 de setembro – Memória)

Ó Deus de amor, que enviastes ao mundo o vosso Filho para proclamar a Boa Nova da Salvação e curar toda espécie de doenças e enfermidades do corpo e da alma, dignai-vos glorificar o vosso servo, Pe. Luís Tezza, que chamastes para continuar a missão do Cristo misericordioso, no serviço aos doentes. Que seu exemplo de caridade nos ensine a amar-vos e servir-vos na pessoa dos irmãos sofredores, e, por sua intercessão, concedei-nos a graça que vos pedimos […] Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Maria Domingas Brun Barbantini

Maria Domingas Brun Barbantini(22 de maio – Memória)
Fundadora da Congregação “Ministras dos Enfermos de São Camilo”

Ó Bem-Aventurada Maria Domingas, que foste esposa, mãe, viúva e religiosa, nós recorremos a ti. Tu que és consoladora dos aflitos, mãe dos enfermos, roga pelos doentes e por todos os que sofrem. Tu que experimentaste alegrias, dores e perdas em teu próprio lar e, como Maria das Dores, te mantiveste firme, entendendo o amor nas entrelinhas da dor, roga por nossas famílias. Sê nossa mediadora junto à Santíssima Trindade, concedendo-nos a graça que necessitamos […] Ajuda-nos a acolher na fé o que não conseguimos compreender. Dá-nos cultivar o espírito de entrega e de confiança Naquele que tudo pode. Amém.

Bem-Aventurada Maria Domingas, rogai por nós.

Josefina Vannini

Josefina Vannini(16 de outubro – Memória)
Fundadora da Congregação “Filhas de São Camilo”

Deus, Pai de misericórdia, continuai por meio da Beata Madre Josefina Vannini, fazendo prodígios de amor para com os enfermos e sofredores, aumentai em nós o espírito de caridade e concedei-nos a graça […] que por sua intercessão ardentemente vos pedimos, a fim de que vossa bondade misericordiosa seja sempre mais conhecida, amada e glorificada.

Amém.

Nicola D’Onofrio

Nicola D Onofrio(12 de junho)

Deus, bom e misericordioso que chamastes vosso Servo Nicola D’Onofrio a seguir Jesus para oferecer a riqueza de sua jovem alma e de seu ardente coração ao serviço de Vosso Filho na pessoa dos doentes, glorificai vosso Servo fiel e fazei com que os jovens de hoje reconheçam nele um modelo de vida no caminho do amor e do sacrifício para conduzir as almas a Vós. E concedei-me por sua intercessão a graça que Vos peço… (pedir a graça). Vós, que com o Filho e o Espírito Santo viveis e reinais para sempre.

Amém.

Datas Importantes

  • Nascimento de São Camilo: 25 de maio de 1550, em Bucchianico (Chieti) – Itália
  • Sua Conversão: 2 de fevereiro de 1575
  • Nascimento da Companhia Camiliana: 15 de agosto de 1582. O Papa Bento XIV a definiu como "nova escola de caridade"
  • Ordenação sacerdotal de Camilo: 26 de maio de 1584
  • Sua Morte: 14 de julho de 1614
  • Sua Beatificação: 8 de abril de 1742
  • Sua Canonização: 29 de junho de 1746
  • Declarado, juntamente com São João de Deus, como protetor dos doentes, profissionais da saúde e hospitais, por Leão XIII, em 22 de junho de 1886.

Pensamentos de São Camilo

Mais Coração nas Mãos