Camilianos
Notícias da Província
 
13.Nov - Santuário São Camilo do Rio de Janeiro celebra a festa de Nossa Senhora “Saúde dos Enfermos”
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Santuário São Camilo do Rio de Janeiro celebra a festa de Nossa Senhora “Saúde dos Enfermos”

No último domingo, dia 12 de novembro, o Santuário São Camilo do Rio de Janeiro, celebrou a festa de Nossa Senhora Saúde dos Enfermos. Às 8 horas a missa solene foi presidida pelo pároco Pe. Fábio Eduardo Pinto, com a presença de um expressivo número de paroquianos contando com a participação do grupo de teatro “Juventude e Arte” que fez uma belíssima coroação à Virgem da Saúde. Logo após saímos com a imagem de Nossa Senhora Saúde dos Enfermos pelas ruas próximas ao santuário. Bela expressão de fé dos fiéis e visitantes. Durante todo o dia a paróquia esteve movimentada com peregrinos e paroquianos festejando nossa Mãe Maria e apreciando os deliciosos quitutes de nossas barracas.


Há muitas apresentações de Nossa Senhora da Saúde, tanto em quadros como em estátuas.


A imagem que os Camilianos promovem é um quadro-pintura de mais ou menos um metro de altura por 80 centímetros de largura. É uma pintura de estilo bizantino, de grande valor artístico. O quadro foi donativo de uma senhora muito rica, chamada Settimia Nóbili, falecida em Roma aos 15 de maio de 1615. Logo após a morte, o marido de Settimia Nóbili entregou o quadro aos Padres Camilianos que o colocaram no altar mor da Igreja de Santa Maria Madalena, em Roma, onde está ainda hoje em dia. Espontaneamente o povo começou a devoção e invocação de Maria com o título de Nossa Senhora da Saúde. A devoção foi se difundindo sempre mais, principalmente nas Igrejas da Ordem de São Camilo. A festa de Nossa Senhora da Saúde celebra-se a 16 de novembro. Mas no Rio de Janeiro celebra-se no segundo final de semana de novembro para facilitar a presença dos fiéis.


Pe. Fábio Eduardo Pinto


Pároco do Santuário São Camilo


 


Oração a Nossa Senhora da Saúde


Virgem puríssima, que sois a Saúde dos enfermos, o refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos, a  despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo, apelo, hoje, para os tesouros da vossa misericórdia e bondade e com toda a confiança, a Vós chamo pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva o vosso Filho Jesus e agradeça a Vós, Saúde dos Enfermos.


Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém


 


 


Indique a um amigo
 
Contato
 

Camilianos - Província Camiliana Brasileira


Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP

(11) 3863-2110
 

“Não façam oração que corta as asas da caridade”

São Camilo

Copyright © 2017 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos