Camilianos
Carisma
 
Carisma

Os carismas são dons do Espírito suscitados em uma pessoa ou grupo. Tais carismas expressam-se através do seguimento de Cristo por meio de um serviço específico desempenhado para o bem da Igreja e do povo. O fundador de uma comunidade religiosa é sempre um carismático suscitado pelo Espírito, capaz de captar o desígnio do Pai nos sinais dos tempos e torná-lo realidade.

Diante dos contextos de sofrimento, negligência e miséria presentes nos hospitais e vivenciados pelos enfermos no período de Camilo, o santo sentiu-se inspirado pelo Espírito a doar-se no cuidado incondicional dos doentes. O modo como Camilo e seu grupo serviria a Deus seria assim: entre os leitos dos hospitais, diante dos gritos de agonia e dor, curando as feridas daqueles mais pobres e que tinham a saúde mais fragilizada.

O carisma camiliano brota do próprio Evangelho de Jesus. Camilo motivava seus companheiros a cuidarem dos doentes vendo neles a pessoa do Cristo, servindo-os tal como o bom samaritano que, ao ver o homem caído no caminho, não hesita em socorrê-lo, cuidar de suas chagas e empregar seu tempo e seus bens em prol de sua recuperação. Além disso, Camilo tinha confiança nas palavras do próprio Jesus quando diz: “Estive enfermo e me visitaste [...] Todas as vezes que fizestes isso ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes.” (Mt 25, 36.40).

Hoje, nosso carisma exprime-se nas obras de misericórdia para com os enfermos, assumindo os serviços do mundo da Saúde. Colocamo-nos a serviço da pessoa do doente na globalidade do seu ser, prestando-lhe os cuidados necessários segundo suas necessidades e nossas capacidades e competências. Exercemos essa missão impelidos a viver, aprofundar e renovar o carisma deixado por nosso pai fundador, conservando o mesmo ardor que o motivou a fundar e a trabalhar nesta obra.

 
 
Contato
 

Camilianos - Província Camiliana Brasileira


Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP

(11) 3863-2110
 

“Que ninguém pretenda entrar no céu sem a recomendação dos doentes e dos pobres”

São Camilo

Copyright © 2017 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos