Camilianos
Camilianos no Brasil
 
Camilianos no Brasil

O primeiro passo para a vinda dos Camilianos ao Brasil ocorreu em Roma, na Itália, no fim de junho de 1922, quando os padres camilianos Inocente Radrizzani e Eugênio Dallagiacoma foram designados a cumprir a santa e nobre missão de fundar uma colônia dos filhos de São Camilo em Mariana (MG), Brasil.

Pe. Eugênio e Pe. Inocente partiram da Itália em 29 de agosto do mesmo ano e, depois de atravessarem o Atlântico, desembarcaram em Niterói, no Rio de Janeiro, em 15 de setembro, partindo no mesmo dia para Mariana. Na cidade foram recebidos pelo bispo-auxiliar, Vigário Capitular que os acolheu fraternalmente. Cinco dias depois, Pe. Inocente embarcava, sozinho, de volta ao Rio de Janeiro, deixando Pe. Dallagiacoma em Mariana, para tratar da instalação da missão camiliana no Rio, já que o tempo vivenciado na cidade mineira foi o suficiente para compreender que lá não era o lugar ideal para iniciar a fundação, porém, assim como em Mariana, no Rio de Janeiro os resultados foram poucos. Com a ajuda do secretário do Arcebispo de São Paulo, Pe. Alfredo Mecca, Pe. Inocente continuou sua trajetória, dessa vez com destino a São Paulo para se apresentar ao Arcebispo D. Duarte Leopoldo.

Em São Paulo Pe. Inocente percebeu que aquela cidade era promissora e podia transformar-se num imenso campo de atividades camilianas, o que fez Pe. Dallagiacoma também deixar a pequena cidade de Mariana. Em 1923 os frades capuchinhos cederam a capelania do Hospital Humberto I, da colônia Italiana, a qual foi assumida pelo Pe. Eugênio Dallagiacoma, no dia 15 de novembro do mesmo ano. Depois disso a primeira iniciativa foi alugar uma casa, onde Pe. Sílvio Silvestri, o terceiro a chegar ao Brasil, tornou-se hóspede.

Em 08 de outubro de 1923, os camilianos estavam no seu predileto campo, realizando o trabalho iniciado por São Camilo de Lellis junto aos doentes. Esse foi o grande marco para a missão camiliana que, finalmente, conquistou seu espaço e em menos de 10 anos, nomeou os capelães dos principais hospitais da Arquidiocese de São Paulo.

Foi nessa fase próspera que o Arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva cedeu um terreno de 8 mil m2 na região do Jaçanã, onde foi construída uma pequena igreja, transformada em Paróquia Hospitalar, no dia 25 de abril de 1930 e considerada a segunda comunidade camiliana de São Paulo. Com a seriedade e o sucesso da atuação dos camilianos, um novo terreno foi cedido pelo mesmo Arcebispo, D. Duarte. Dessa vez, eram 5mil m2 de terreno, na Vila Pompeia, com capela, pequenas dependências e uma escola primária. Surgiu, nesse momento, a casa-mãe da Província. Mais tarde, nessa mesma Vila Pompeia foi inaugurado o primeiro centro camiliano de assistência médica aos doentes no Brasil, unindo de forma inseparável o ideal de São Camilo: assistência espiritual e corporal. Em 1935, o humilde ambulatório deu espaço à Policlínica São Camilo, com edifício moderno e bem equipado, ampliando e melhorando a assistência à população.

Nesse meio tempo muitas outras conquistas aconteceram, como o Seminário e o Hospital de Iomerê, a Igreja e o Seminário de Jaçanã, a casa, o Ambulatório e o Santuário no Rio de Janeiro e parte do Seminário, localizado na Granja Viana, na cidade de Cotia, em São Paulo. Esses são alguns pontos marcantes da persistente trajetória dos camilianos desde quando partiram de Roma até chegarem e se instalarem no Brasil. Fatos regados de muito trabalho, sacrifício e ajuda mútua.

Hoje, as entidades camilianas atuam em todo território nacional e além de realizarem a vontade do Fundador em estar a serviço daqueles que, em seus desígnios e pensamentos, constituíram seu projeto de vida: os enfermos, também atuam em outras não menos importantes e necessitadas áreas, como a paroquial, formação de religiosos, atividades missionárias, comunitária e educacional.

 
 
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Irmãos, se fazes o mal com prazer, o prazer passa e a maldade fica; se fazes uma obra virtuosa com esforço, o esforço passa e a virtude permanece”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.