Camilianos
Liturgia Diária
15.Nov - 33ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
  • 1ª Leitura
  • Salmo
  • Evangelho




  • Primeira Leitura (1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64)


    Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus.


    Naqueles dias, 10brotou uma raiz iníqua, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma, como refém, e subiu ao trono no ano cento e trinta e sete da era dos gregos. 11Naqueles dias, apareceram em Israel pessoas ímpias, que seduziram a muitos, dizendo: “Vamos fazer uma aliança com as nações vizinhas, pois, desde que nos isolamos delas, muitas desgraças nos aconteceram”. 12Estas palavras agradaram, 13e alguns do povo entusiasmaram-se e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes pagãos. 14Edificaram em Jerusalém um ginásio, de acordo com as normas dos gentios. 15Aboliram o uso da circuncisão e renunciaram à aliança sagrada. Associaram-se com os pagãos e venderam-se para fazer o mal. 41Então o rei Antíoco publicou um decreto para todo o reino, ordenando que todos formassem um só povo, obrigando cada um a abandonar seus costumes particulares. 42Todos os pagãos acataram a ordem do rei 43e inclusive muitos israelitas adotaram sua religião, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. 54No dia quinze do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, Antíoco fez erigir sobre o altar dos sacrifícios a Abominação da desolação. E pelas cidades circunvizinhas de Judá construíram altares. 53Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas. 56Os livros da Lei, que lhes caíam nas mãos, eram atirados ao fogo, depois de rasgados. 57Em virtude do decreto real, era condenado à morte todo aquele em cuja casa fosse encontrado um livro da Aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei. 62Mas muitos israelitas resistiram e decidiram firmemente não comer alimentos impuros. 63Preferiram a morte a contaminar-se com aqueles alimentos. E, não querendo violar a aliança sagrada, esses foram trucidados. 64Uma cólera terrível se abateu sobre Israel.


    - Palavra do Senhor.


    - Graças a Deus.







     





    Responsório (Sl 118)


    — Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!


    — Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!


    — Apodera-se de mim a indignação, vendo que os ímpios abandonam vossa lei.


    — Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, nem assim hei de esquecer a vossa lei.


    — Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!


    — Meus opressores se aproximam com maldade; como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!


    — Como estão longe de salvar-se os pecadores, pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!


    — Quando vejo os renegados, sinto nojo, porque foram infiéis à vossa lei.







     





    Evangelho (Lc 18,35-43)


    — O Senhor esteja convosco.


    — Ele está no meio de nós.


    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.


    — Glória a vós, Senhor.


    35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.


    — Palavra da Salvação.


    — Glória a vós, Senhor.







     

    Indique a um amigo
    Contato

    Camilianos - Província Camiliana Brasileira

    Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
    (11) 3863-2110

    Política de Privacidade

     

    “Cuidem dos doentes com o mesmo amor com que uma mãe ama seu filho único doente, e conforme o Espírito Santo lhes inspirar”

    São Camilo

    Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

    Camilianos