No Mundo

Durante a Idade Média registraram-se muitas fundações carismáticas religiosas de grande importância, tendo como objetivo principal a defesa e o cuidado da vida humana como ‘imagem e semelhança do Criador’ (Gn. 1,26).

Essas fundações tinham também como grande preocupação salvar as almas. A Ordem fundada por Camillo de Lellis faz parte das fundações humanitárias e de Caridade Evangélica da Idade Média. Fala-se da vigília da festa da Assunção de Nossa Senhora, do ano 1582, quando o jovem de 32 anos passados fundou a ‘companhia’ de homens de boa-vontade. Esses, junto com ele, deveriam dedicar-se ao cuidado dos enfermos única e exclusivamente por Amor de Deus. 

O início do projeto de Camilo foi muito simples, mas em pouco tempo a história registrou uma significativa presença da prática da caridade sem limites. Passados mais de 420 anos desde a época de Camilo, homens e mulheres testemunharam com a vida a plena dedicação a serviço dos irmãos mais necessitados entre os necessitados, isto é, os enfermos. A ‘companhia’ fundada por Camilo, que mais tarde (1591) foi elevada ao grau de Ordem Religiosa, atualmente está presente nos cinco Continentes, testemunhando aquele mesmo Amor incondicional que inspirou Camilo pelos mais necessitados e indefesos.
  • Europa
  • Américas
  • Áfricas
  • Ásia
  • Oceania
Europa
Neste Continente, estamos presentes em nove países com províncias e grande desempenho nos trabalhos de assistência religiosa, espiritual e material. Na Itália contam-se três províncias, tendo à frente a província mais antiga da Ordem: a Província Romana, que tem entre as próprias responsabilidades o Santuário São Camilo, na cidade natal do Santo, a casa onde ele nasceu e a paróquia onde o Santo foi batizado. Na Áustria, Alemanha, Holanda, Espanha, Irlanda, Inglaterra, França e Polônia – mantêm-se trabalhos diversificados, da assistência espiritual e material à administração hospitalar. Existe também a presença missionária na Geórgia, Armênia e Hungria.
Américas
Estamos presentes no Brasil, nos EUA e em diversos países da América Latina (Peru, Colômbia, Equador, Argentina, Haiti, Chile e México).
Áfricas
Neste Continente nossa presença é extremamente viva no trabalho de assistência a todas as necessidades primárias. Existem delegações e fundações nos países: Benim-Togo, Burkina Faso, Uganda, Quênia, Tanzânia e Madagascar.
Ásia
O trabalho principal que os religiosos fazem é a promoção e defesa da vida humana na assistência aos mais necessitados, marginalizados e abandonados. Estamos presentes: Filipinas, Índia, Tailândia, Vietnã e Taiwan.
Oceania
Neste Continente existe apenas uma fundação na Austrália. Neste país os religiosos realizam trabalhos de assistência espiritual às capelanias.

O trabalho da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) é muito importante e de grande atualidade. O Carisma que nos inspira dá, ao mesmo tempo, força e coragem para continuar a cada novo dia nas pegadas de Jesus de Nazaré, servindo, como Ele fez, os mais necessitados e amparando os marginalizados e abandonados, os enfermos.