Camilianos
Notícias da Igreja
 
Carta Ecumênica para a Semana de oração pela unidade dos cristãos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Carta Ecumênica para a Semana de oração pela unidade dos cristãos

Tiziana Campisi – Vatican News


“Sentimos o desejo de estar próximos uns dos outros, junto com nossas comunidades. O sofrimento, a doença, a morte, as dificuldades econômicas de muitos, a distância que nos separa, não queremos esconder nem diminuir a força de estarmos unidos em Cristo Jesus”. É o que escrevem em uma Carta Ecumênica por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, um católico, um ortodoxo e um pastor. A Carta Ecumênica para a Semana deste ano será realizada de 18 a 25 de janeiro foi escrita por Dom Ambrogio Spreafico, presidente da Comissão para o ecumenismo e o diálogo da Conferência Episcopal Italiana, Dom Polykarpos Stavropoulos, vigário patriarcal da Arquidiocese Ortodoxa da Itália e Malta, e o Pastor Luca Maria Negro, presidente da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália.


Voltar melhor do que antes


Com um olhar à situação atual marcada pela pandemia, os três signatários da carta observam que não se pode "esperar que depois desta pandemia 'tudo volte a ser como era', como geralmente é dito", mas desejam "que tudo volte a ser melhor do que antes, porque o mundo ainda está muito marcado pela violência e injustiça, arrogância e indiferença". Porém, explicam eles, nestes meses de dor e grande necessidade, a solidariedade se multiplicou. "Muitos se uniram a nossas comunidades para dar uma mão, para estar perto daqueles que precisavam de alimento, amizade, novos gestos de proximidade, respeitando as regras de distanciamento” continuam dom Spreafico, dom Stavropoulos e o pastor Luca Negro. Sentimos a necessidade de agradecer ao Senhor por esta solidariedade multiplicada... A gratuidade do dom nos ajudou a redescobrir a contínua riqueza e beleza da vida cristã, inundada pela graça de Deus, que somos chamados a comunicar com maior generosidade a todos".


Unidade na caridade


Os três autores da Carta Ecumênica sublinham que nestes meses, apesar das consequências da emergência sanitária, o medo não prevaleceu: "Continuamos a sair para apoiar os pobres, os pequenos, os idosos, muitas vezes privados da proximidade da família e dos amigos. As nossas Igrejas e comunidades encontraram a unidade na caridade que é a maior das virtudes e que, unicamente, permanecerá como a marca da nossa comunhão fundada no Senhor Jesus".


Por fim dom Spreafico, dom Stavropoulos e o pastor Luca Negro asseguraram suas orações "pelos doentes, pelos cuidadores, pelos idosos sozinhos ou em instituições, pelos refugiados, por todos os que sofrem neste tempo" e, lembrando o que está escrito na apresentação do subsídio para a Semana de Oração pela Unidade Cristã, pedem a Deus que cure a humanidade "do poder do mal e da pandemia, da injustiça e da violência" e recebam o dom da unidade.


Concluindo, ao recordar o Metropolita Zervos Gennadios, que morreu em 16 de outubro passado e que durante vários anos compartilhou "o caminho para a unidade plena", os três autores da Carta convidam as comunidades cristãs a viver e celebrar a unidade em oração comum, que na próxima semana as verá unidas em várias iniciativas.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Tudo passa, o bem permanece”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos