Camilianos
Notícias da Igreja
 
Dia Mundial do Refugiado: acolher para a construção de uma comunidade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Dia Mundial do Refugiado: acolher para a construção de uma comunidade

Stefano Leszczynski e Benedetta Capelli – Vatican News


Olhar para a carga de sofrimento que cada pessoa carrega como bagagem. Esta é a perspectiva que as Nações Unidas nos convidam a considerar o Dia Mundial do Refugiado sobre o tema: "Juntos podemos fazer a diferença" para exigir a plena inclusão dos refugiados em todas as esferas da sociedade, do trabalho ao estudo e ao esporte. Os números divulgados pela ONU são um retrato de um fenômeno crescente, envolvendo 82 milhões de pessoas fugindo da violência, dos conflitos e dos efeitos da mudança climática. O que é impressionante é o fato de que nem mesmo a pandemia parou o fluxo de refugiados e pessoas deslocadas. As portas estão fechadas em muitos países; mais de 160 nações bloquearam suas fronteiras, 99 estados não abriram uma exceção mesmo para aqueles que buscam proteção. Dados da ONU mostram que apenas uma pequena parte dos que fogem procuram um porto seguro na Europa ou nos países do mundo rico: a grande maioria dos refugiados do mundo - quase nove em cada dez (86%) - são acolhidos por países próximos a áreas de crise e por países de baixa e média renda. Os países menos desenvolvidos deram asilo a 27% do número total de pessoas em fuga.






Acolhimento que se torna comunidade


Nos últimos dias, o Centro Astalli, o serviço jesuíta para refugiados na Itália, organizou um diálogo sobre o "rosto da hospitalidade"; uma oportunidade "de promover uma nova definição de proteção internacional que se baseia em um renovado desejo de paz entre os povos e consubstancia nossas relações com os migrantes". O convite é para encontrar um novo "nós" para construir um futuro diferente. Padre Camillo Ripamonti, presidente do Centro Astalli lembra que "apesar de estarmos 70 anos após a Convenção de Genebra que protegeu o direito e a dignidade das pessoas obrigadas a fugir, nos encontramos em uma situação em que o número de refugiados é muito alto e não mostra sinais de diminuir porque as guerras e perseguições continuam pelo mundo inteiro".


O direito de permanecer em sua própria terra


Para o jesuíta, os direitos daqueles que fogem muitas vezes não são garantidos e, portanto, ele adverte contra o entrincheiramento das nações e o bloqueio de todo acesso, como acontece na Europa. Ele explica que é necessário adotar uma abordagem diferente, ou seja, garantir "um acolhimento que se torne uma construção comunitária com pessoas que vêm de outra parte do mundo". É necessário", explica o Padre Ripamonti, "garantir o direito de permanecer na própria terra que não consideramos, ou talvez consideremos apenas do nosso ponto de vista". O presidente do Centro Astalli exorta, na esteira de muitos pronunciamentos do Papa Francisco, a sonhar com um novo mundo, "para construirmos juntos um futuro comum, em vez de nos dividirmos".




Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Irmãos, se fazes o mal com prazer, o prazer passa e a maldade fica; se fazes uma obra virtuosa com esforço, o esforço passa e a virtude permanece”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos