Camilianos
Notícias da Igreja
 
Igreja Matriz de Araraquara recebe título de Basilica Menor
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Igreja Matriz de Araraquara recebe título de Basilica Menor

Vatican News


A Igreja Matriz de São Bento, em Araraquara, cidade do interior do Estado de São Paulo, pertencente a Diocese de São Carlos, recebeu o título de Basílica Menor, concedido pelo Vaticano


O pároco da Matriz São Bento, Padre Rodolfo Faria, enfatizou que o processo para o pedido de concessão do título começou em junho de 2022, com o aval do bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, e da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em seguida, foi respondido um criterioso questionário enviado pelo Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, com dados históricos e artísticos da Matriz São Bento.


Durante a reunião geral do clero, que aconteceu na terça-feira, 14 de fevereiro, Dom Luiz Carlos Dias informou a todos que a Diocese de São Carlos tem sua primeira basílica menor. O documento, vindo do Vaticano e assinado pelo Cardeal Dom Arthur Roche, foi entregue ao padre Rodolfo Faria. Em breve, a data de instalação da Basílica Menor Matriz São Bento será divulgada.


Sobre a Matriz São Bento


A Igreja Matriz de São Bento é um dos símbolos mais importantes de Araraquara, interior de São Paulo. É a paróquia mais antiga da Diocese de São Carlos, sendo mais antiga que a própria diocese, e completou 205 anos de fundação em agosto de 2022, data em que é comemorado o aniversário da cidade. É o marco zero, pois no local onde hoje se encontra a igreja foi construída a capela que deu origem ao município e a paróquia. Seu fundador, o fluminense Pedro José Neto, está enterrado sob o altar desde novembro de 1819.


A importância histórica da Matriz São Bento, que deu nome à freguesia – São Bento de Araraquara – por muitos anos, vai além da fundação do município. A cripta tem cerca de 1425 lóculos e dois sacerdotes sepultados, sendo a única na cidade. Enterrados sob o altar estão os restos mortais de dezenas de fiéis que ajudaram a construir a fé católica na região, ainda no século XIX, no “Sertão de Araraquara”. Como era a única capela existente nas proximidades que tinha um padre, a capela de São Bento era procurada para que casamentos, batizados e outros sacramentos fossem realizados. Seu acervo tem imagens de São Bento, São José, Nossa Senhora e Sagrado Coração de Jesus e Maria com mais de 130 anos, além de outras imagens, itens centenários e uma relíquia de segundo grau do padroeiro.


A igreja tem capacidade para 2 mil pessoas sentadas e um coro para 700 pessoas. Para atender os paroquianos, são celebradas duas missas de segunda a sexta-feira, três missas aos sábados e três missas aos domingos. As missas reúnem cerca de 3500 fiéis. Também há visitas aos enfermos nos hospitais, realizados pelo pároco, e exéquias. São realizados cerca de 450 batizados e mais de 50 casamentos, anualmente.


Em sua jurisdição paroquial estão a Igreja Santa Cruz, o Cemitério São Bento, a capela Nossa Senhora Auxiliadora (Colégio Progresso), capela Sagrado Coração de Jesus (Hospital Santa Casa), capela Santo Antônio (Hospital São Francisco), capela do Externato Santa Terezinha e a capela da principal maternidade da região, a Gota de Leite, que registra cerca de 200 nascimentos por mês.


Fonte: Diocese de São Carlos - CNBB





Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Os hospitais são os nossos jardins e as nossas missões”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos