Camilianos
Notícias da Igreja
 
Krajewski: levo a mensagem de paz de Francisco aos lugares de guerra
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Krajewski: levo a mensagem de paz de Francisco aos lugares de guerra

Vatican News


Estar presente mesmo em cenários de guerra, levando ajuda e esperança no seguimento do Evangelho. Em um encontro com jornalistas em Lviv, o cardeal Konrad Krajewski, o enviado do Papa, leu desta maneira sobre a missão que Francisco lhe confiou, chegando até a Ucrânia. O país é hoje um lugar de dor, mas aqui é necessário estar presente para fazer com que a proximidade de toda a Igreja seja sentida por uma população em sérias dificuldades.


Qual é o significado de sua presença? 


É importante estar presente nesta nação atormentada, onde a presença é o primeiro nome do amor. E, naturalmente, além da ajuda moral, além da fé que carregamos conosco, também carregamos a esperança de sair desta terrível situação. Há uma ajuda muito concreta para a Ucrânia que vem através dos canais diplomáticos, mas também localmente.


Eminência, é possível falar sobre as negociações que estão ocorrendo agora na Turquia, quando se bombarda hospitais, como ocorreu em Mariupol, e perto de Kiev?


Eu não sou um diplomata. Eu vim aqui com a lógica do Evangelho. Era isso que Jesus faria: Ele estava sempre do lado das pessoas que sofriam. O Santo Padre também usa esta lógica do Evangelho. É por isso que estamos aqui, é por isso que rezamos: porque nossa arma é a fé, nossa arma também é a esperança. Normalmente o Evangelho nos fala das três armas mais sofisticadas do mundo: oração, jejum e esmola. Hoje, o mundo inteiro está dando esmolas para a Ucrânia. Esmola significa algo que me machuca, que sofro porque tenho que me dividir com os outros - e isto já fazemos, mesmo na Europa pagamos boletos mais altos justamente por causa deste conflito que existe... Depois há a oração, como ouvimos no Evangelho que acabamos de ler: quem bate finalmente encontrará a porta aberta, quem reza receberá, mas devemos ser constantes. Depois há a arma muito, muito forte, que é o jejum. Jejum, isto é, convido Deus para dentro de mim mesmo, desejo Sua presença, através do jejum quero remover de mim tudo o que não lhe pertence para dar lugar a Ele. Estas são as armas que carregamos. Eu queria dizer mais uma coisa. A fé pode mover montanhas, imagine uma estúpida guerra! E esta é também a força da Ucrânia: com fé, com amor por sua pátria, com amor por suas famílias, eles conseguem resistir, conseguem salvar sua pátria.


O senhor encontrou os refugiados, quer ir até Kiev ...


Até onde seja possível. Sim, estou me distanciando de Lviv e levo esta mensagem de paz do Santo Padre e a oração como a oração da qual participamos. Esta é nossa arma forte, forte. Também pode ser assustadora para aqueles que atacam a Ucrânia. Obrigado, obrigado pela presença de vocês. Vocês também fazem muito pela Ucrânia.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Deixe tudo nas mãos de Deus e recorra a Nossa Senhora”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos