Camilianos
Notícias da Igreja
 
Maio em oração na Praça São Pedro
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Maio em oração na Praça São Pedro

As iniciativas de oração para o mês mariano se multiplicam. A Basílica Vaticana também organizou um calendário repleto de compromissos para acolher e acompanhar os fiéis durante esse período. Começa no sábado, 6 de maio, com o Rosário que será recitado todos os sábados de maio, às 21 horas, na Praça de São Pedro. "Um momento sugestivo", diz à Telepace o pároco de São Pedro, Frei Agnello Stoia, explicando como será o evento: "Haverá uma procissão no meio da praça, ao longo da colunata, que terminará no pátio: o ícone de Nossa Senhora partirá do Arco delle Campane (Arco dos Sinos) e todas as pessoas o seguirão com as velas".


Expoentes da Cúria


Ao todo, quatro eventos serão presididos por outros tantos representantes da Cúria Romana: No sábado, dia 6, será a vez de Dom Vittorio Francesco Viola, Secretário do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; em 13 de maio, o Cardeal Fernendo Vérgez Alzaga, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; em 20 de maio, o Cardeal Mario Grech, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos; e em 27 de maio, Dom Edgar Peña Parra, Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.


 


Um momento forte para a devoção popular


Não há necessidade de ingressos para participar. "A entrada é gratuita: basta chegar alguns minutos antes para receber a vela", continua o frei franciscano, ressaltando que essa escolha é típica de cada santuário. "A Basílica de São Pedro", continua ele, "é acima de tudo uma Igreja onde se vem para rezar. E há tanta necessidade disso agora". Para o Frei Agnello, o mês mariano representa um momento forte para a devoção popular, em pé de igualdade com os momentos fortes da liturgia, que são aqueles em preparação para os principais mistérios da fé, como a Páscoa e o Natal. "Nesses momentos", explica ele, "a atenção do povo de Deus se concentra em um pedido que é realmente particular às necessidades de hoje. Obviamente, pensamos em Maria, Rainha da Paz, e pedimos e transmitimos paz e consolo aos aflitos".


 


Adoração Eucarística


Há também outros momentos no programa de celebrações. Todos os sábados de maio, às 16h, o calendário inclui itinerários de oração em frente aos ícones marianos mantidos dentro da Basílica. Também nesse caso, a entrada é gratuita. E há também a possibilidade de aproveitar a chamada "entrada dos orantes", que permite que os visitantes façam um percurso diferente dos turistas, declarando na entrada - em frente ao portão Filarete - que estão indo participar do itinerário. Uma nota final sobre o dia 9 de maio: às 20h, no pátio da igreja, haverá adoração eucarística em preparação para a audiência geral de quarta-feira, como tem acontecido desde março, toda segunda terça-feira de cada mês. Graças a Deus, há uma boa adesão dos fiéis", conclui o Frei Agnello, "e esperamos que seja cada vez mais rica e participada".


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Tudo passa, o bem permanece”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos