Camilianos
Notícias da Igreja
 
Maior rede católica de televisão, EWTN passa a transmitir em território chinês
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Maior rede católica de televisão, EWTN passa a transmitir em território chinês

A partir de 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a maior rede de televisão católica do mundo, a Eternal World Television Network (EWTN), passará a transmitir oficialmente para Macau.


Ex-colônia portuguesa, Macau é uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China (a outra é Hong Kong) e tem como idiomas oficiais o chinês e o português.


O diretor de marketing internacional de EWTN para a região da Ásia-Pacífico, Edwin Lopez, esteve nesta antiga colônia portuguesa para o anúncio do começo das transmissões, em parceria com a TV Cabo Macau.


“Esperamos poder chegar, através da TV Cabo Macau a um número considerável de católicos que desejem aprofundar a sua fé”, declarou Edwin Lopez, ao ressaltar que “a nossa ambição é a de levar a fé católica ao maior número de países e territórios possível”.


A data escolhida para o lançamento oficial das transmissões de EWTN em Macau, 15 de agosto, coincide com o 38º aniversário da fundação desta rede de televisão católica realizada por Madre Angélica, em 1981.







Em entrevista ao jornal ‘O Clarim’, da Diocese de Macau, Edwin Lopez esclareceu, porém, que o início das transmissões de EWTN em território chinês não possui relação com o acordo provisório assinado no ano passado entre a Santa Sé e a China para a nomeação de bispos.


“Foi uma coincidência que se tenha materializado neste momento, numa altura em que o Vaticano e a China estendem a mão um ao outro. Trata-se apenas de uma coincidência”, sublinhou, explicando que “o acordo foi assinado em setembro do ano passado, mas a possibilidade da ETWN poder vir a transmitir em Macau começou a ser equacionada no início de 2018”.


Além disso, Lopez contou que “foi a TV Cabo de Macau que se manifestou aberta a esta possibilidade” de iniciar as transmissões de EWTN no território. Nesse sentido, observou como a Divina Providência agiu neste processo. “Não podemos impor a nossa vontade. Se Macau manifestou abertura é porque Deus quis que Macau fosse a nossa primeira base nesta região”.


O jornalista José Miguel Encarnação, editor do semanário ‘O Clarim’ e correspondente local do programa ‘Igreja no Mundo’, produzido pela Fundação Pontifícia Ajuda À Igreja que Sofre em Portugal, é o cooperador da EWTN para Macau.


Conforme assinala a Ajuda à Igreja que Sofre Portugal, a EWTN tem um largo histórico de colaboração com esta fundação pontifícia na partilha de conteúdos relacionados com a Igreja perseguida no mundo e as questões da liberdade religiosa.


A EWTN é a maior rede de comunicação religiosa do mundo. Foi fundada em 1981, no estado norte-americano do Alabama, por Madre Angélica, que transformou a garagem do seu mosteiro em um estúdio de TV.


A empresa cresceu de forma exponencial ao longo dos últimos 38 nos e hoje transmite em cerca de trinta idiomas e está presente em cerca de 150 países em todo o mundo. Atualmente, chega a mais de 310 milhões de lares diariamente.


A EWTN também é proprietária de Rádio Católica Mundial (WEWN), a maior estação de rádio em onda curta privada do mundo, com sede no Alabama (Estados Unidos). Além disso, desde 2016, EWTN está afiliada a mais de 350 emissora de rádio nos Estados Unidos e mais de 500 em todo o mundo.


Em 2011, EWTN adquiriu National Catholic Register, o jornal católico mais antigo dos Estados Unidos.


Além disso, fundiu-se à EWTN em 2014 o Grupo ACI, que inclui ACI Digital, em português, com sede no Rio de Janeiro (Brasil); ACI Prensa, em espanhol, com sede em Lima (Peru); ACI Stampa, em italiano, com sede em Roma (Itália); Catholic News Agency, em inglês, com sede em Dever (Estados Unidos); e CNA Deutsch, em alemão. Neste Grupo, também em 15 de agosto, será inaugurada a ACI África.


Fonte: ACI Digital

Indique a um amigo
 
Contato
 

Camilianos - Província Camiliana Brasileira


Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP

(11) 3863-2110
 

“Cada um considere o pobre como a pessoa de Cristo e esteja pronto a servi-lo com afeto de mãe”

São Camilo

Copyright © 2019 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos