Camilianos
Notícias da Igreja
 
O Papa nomeia dom Semeraro prefeito da Congregação das Causas dos Santos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O Papa nomeia dom Semeraro prefeito da Congregação das Causas dos Santos

O Papa Francisco nomeou dom Marcello Semeraro, até então bispo de Albano, novo prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Ele sucede ao cardeal Giovanni Angelo Becciu, que renunciou ao seu cargo em 24 de setembro último.


Dom Semeraro, que em dezembro completará 73 anos, nasceu em Monteroni di Lecce, na Puglia, sul da Itália. Ordenado sacerdote em 1971, foi nomeado por São João Paulo II bispo de Oria em 1998. Foi transferido para a Igreja Suburbicariana de Albano em 1º de outubro de 2004.


Atualmente é administrador apostólico ad nutum Sanctae Sedis do Mosteiro Exárquico de S. Maria de Grottaferrata e delegado pontifício da Ordem Basiliana da Itália.


Recebeu sua formação inicial no Pontifício Seminário Regional Pugliese Pio XI de Molfetta e, posteriormente, aperfeiçoou os estudos de teológicos na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, onde obteve a licenciatura e doutorado em Sagrada Teologia.


Em seguida, iniciou o ministério do ensino da Teologia dogmática no Instituto Teológico Pugliese e depois também de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense.


Publicou vários livros, artigos e verbetes de dicionário sobre temas de eclesiologia. Após o chamado ao episcopado publicou textos sobre a pastoral e a espiritualidade sacerdotal, entre os quais Escutar e Curar o Coração. Discernimento na vida dos pastores da Igreja (LEV), com o “Prefácio” do Papa Francisco.


Dom Semeraro foi secretário especial da 10ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre O Bispo: Servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo. Participou como membro por nomeação pontifícia na XIV Assembléia Geral Ordinária sobre A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo; na XV Assembleia Geral Ordinária sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional e na Assembleia Especial para a Região Pan-Amazzônica em 2019.


Desde de 2013 foi secretário do “Conselho de Cardeais” para ajudar o Santo Padre no governo universal da Igreja. Ele é membro da Congregação das Causas dos Santos e do Dicastério para a Comunicação e consultor da Congregação para as Igrejas Orientais.


É também presidente da Conferência Episcopal do Lácio da Comissão Regional para a Doutrina da fé, o anúncio e a catequese; membro da Comissão Episcopal da Conferência Episcopal Italiana para a Doutrina da Fé, o anúncio e a catequese; e presidente do Conselho de Administração do “Avvenire - Nuova Editrice SpA”.


Em 21 de setembro do ano passado Dom Semeraro acolheu o Papa Francisco em visita pastoral a Albano.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Os doentes são a pupila e o rosto de Deus”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos