Camilianos
Notícias da Igreja
 
O Papa: rezar para ter um coração luminoso, não cinzento
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O Papa: rezar para ter um coração luminoso, não cinzento

"Distrações, aridez e acídia" foi o tema da catequese do Papa Francisco, sobre o tema da oração, na Audiência Geral, desta quarta-feira (19/05), realizada no Pátio São Dâmaso.


Francisco procurou mostrar algumas dificuldades comuns identificadas e superadas na experiência vivida da oração, ressaltando que "rezar não é fácil" e que "são tantas as dificuldades que surgem na oração".


Oração e concentração


O primeiro problema que se apresenta para aqueles que rezam é a distração.


Você começa a rezar e a mente gira, gira o mundo inteiro. A oração convive frequentemente com a distração. De fato, a mente humana tem dificuldade de se concentrar por muito tempo num único pensamento. Todos nós experimentamos este turbilhão contínuo de imagens e ilusões em movimento perpétuo, que nos acompanha até durante o sono. E todos sabemos que não é bom dar seguimento a esta inclinação fragmentada. A luta para alcançar e manter a concentração não se limita à oração. Se não se atinge um grau de concentração suficiente, não se pode estudar com proveito, nem se pode trabalhar bem.


"As distrações não são culpáveis, mas devem ser combatidas. No patrimônio da nossa fé há uma virtude que é frequentemente esquecida, mas que está muito presente no Evangelho. Chama-se “vigilância”. Jesus chama frequentemente os discípulos ao dever de uma vida sóbria, guiada pelo pensamento de que mais cedo ou mais tarde ele voltará, como um noivo volta das bodas ou um senhor da viagem. A distração é a imaginação que gira, gira, gira. Santa Teresa chama essa imaginação que gira, gira na oração de "a louca da casa". É como uma louca que te faz girar, girar. Temos que pará-la e engaiolá-la com atenção", disse o Papa.


Coração cinzento


O segundo problema é a aridez.


A aridez nos faz pensar na Sexta-feira Santa, na noite e no Sábado Santo. Jesus morreu: estamos sozinhos. Este é um pensamento da aridez. Muitas vezes não sabemos quais são as razões da aridez: pode depender de nós, mas também de Deus, que permite certas situações na vida exterior ou interior. Os mestres espirituais descrevem a experiência da fé como uma alternância contínua de tempos de consolação e tempos de desolação; tempos em que tudo é fácil, enquanto outros são marcados por uma grande dificuldade.


O Papa disse ainda que muitas vezes encontramos um amigo que nos diz: "Estou pra baixo". "Muitas vezes estamos assim, ou seja, não temos sentimentos, não temos consolação. São aqueles dias cinzentos que existem na vida!", disse o Pontífice.  Segundo Francisco, "o perigo é ter um coração cinzento, quando o estar pra baixo chega ao coração e o adoece". "Existem pessoas que vivem com o coração cinzento. Isso é terrível! Não se reza mais, não se sente o consolo com o coração cinzento. O coração deve ser aberto e luminoso para que entre a luz do Senhor. E se ela não entrar", disse o Papa, "é preciso aguardá-la com esperança".


Perseverar em tempos difíceis


O terceiro problema que se apresenta para quem reza é a acídia, "uma verdadeira tentação contra a oração e, mais geralmente, contra a vida cristã. A acídia é «uma forma de depressão devida ao relaxamento da ascese, à diminuição da vigilância, à negligência do coração». É um dos sete “pecados capitais” pois, alimentado pela presunção, pode levar à morte da alma".


"O que devemos fazer, então, nesta sucessão de entusiasmos e desencorajamentos?", perguntou o Papa. "Devemos aprender a caminhar sempre", respondeu ele.


O verdadeiro progresso na vida espiritual não consiste em multiplicar os êxtases, mas em ser capaz de perseverar em tempos difíceis. Caminhar, caminhar e se você se cansar, pare um pouco, mas volte a caminhar, com perseverança. Todos santos passaram por este “vale escuro”, e não nos escandalizemos se, lendo os seus diários, ouvirmos o relato de noites de oração sem vontade, vivida sem gosto.


Zangar-se com Deus é uma forma de rezar


Segundo o Papa, protestar diante de Deus é uma forma de rezar, "zangar-se com Deus é uma forma de rezar também". Francisco convidou a não "nos esquecer a oração do porque, que é a oração das crianças quando começam a não entender as coisas. A idade dos porquês ".  "Mas a criança não escuta a resposta do pai. O pai responde e vem logo outro porque. A criança quer chamar a atenção do pai. Quando nos zangamos com Deus e continuamos a dizer porque, estamos atraindo o coração do nosso Pai para a nossa miséria, para as nossas dificuldades, para a nossa vida. Zangar-se com Deus faz bem, pois faz despertar a relação de filho com o Pai, de filha com o Pai, que nós devemos ter de ter com Deus", concluiu.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Por que não te conheci antes. Basta de mundo! Basta de mundo!”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos