Camilianos
Notícias da Igreja
 
Papa à Vida Consagrada: para não se tornar estéril, manter diálogo com a realidade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Papa à Vida Consagrada: para não se tornar estéril, manter diálogo com a realidade

Andressa Collet - Vatican News


A 50ª Semana Nacional para Institutos de Vida Consagrada começa nesta segunda-feira (17) com uma mensagem especial em vídeo do Papa Francisco. O evento, um dos principais de aprofundamento dirigido à Vida Consagrada, será realizado em modalidade on-line até o próximo sábado (22) em análise ao tema “Consagrados para vida do mundo”.


O agradecimento do Papa a card. Aquiloso


O Pontífice, falando em espanhol, começa agradecendo publicamente o cardeal Aquiloso Bocos Merino, da revista “Vida Religiosa”, que “nunca deixou de ser religioso e sacerdote”, sempre servindo “a Igreja dessa maneira”, pela iniciativa de movimentar todo esse ambiente. Francisco comentou que foi um “semear contínuo” sobre a “inquietação de compreender a riqueza da Vida Consagrada e de fazê-la frutificar. Não apenas compreendê-la, mas vivê-la. Não apenas teoria, não, prática. Em qualquer caso, catequese para praticá-la melhor”.


O diálogo com a realidade


Ao analisar o programa do evento, que convida a recordar os primeiros 50 anos de caminhada à luz do Concílio Vaticano II e conta com conferências internacionais de primeiro nível – inclusive com a participação do brasileiro, o cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica –, o Papa confere o elenco dos participantes que têm “muita experiência de vida religiosa, e experiência universal, e experiência do limite”. O Pontífice confirma o apreço das atividades previstas, inclusive com participações que tratam da América Latina e do mundo islâmico, dialogando com a realidade e “se consagrando todos os dias”:





“Quando a Vida Consagrada perde essa dimensão de diálogo com a realidade e de reflexão sobre o que acontece, começa a se tornar estéril. Eu me pergunto sobre a esterilidade de alguns institutos de Vida Consagrada, ver a causa: geralmente está na falta de diálogo e engajamento com a realidade. Não se esqueçam disso, a Vida Consagrada é sempre um diálogo com a realidade.”





Manter o carisma com coragem apostólica


Mesmo diante das reformas, acrescenta o Papa, o contato com a realidade sempre existe e sob a luz do carisma. Encontros como este, que começa nesta segunda-feira (17), ajudam a perder o medo, afirma Francisco, reforçando o alerta:


“É triste ver como alguns institutos, a fim de buscar uma certa segurança, para poder se controlar, caíram em ideologias de qualquer tendência, de esquerda, de direita, de centro, qualquer tendência. Quando um instituto se reformula do carisma numa ideologia perde a sua identidade, perde a sua fecundidade. Manter vivo o carisma fundacional é mantê-lo em movimento e em crescimento, em diálogo com o que o Espírito vem nos dizendo na história dos tempos, nos lugares, nas diferentes épocas, em diferentes situações. Isso pressupõe discernimento e pressupõe oração. Não se pode manter um carisma fundacional sem coragem apostólica, ou seja, sem caminhar, sem discernimento e sem oração.”


Francisco finaliza a mensagem encorajando todos que participam da 50ª Semana Nacional para Institutos de Vida Consagrada, organizada pelo Instituto Teológico de Madri, a tentarem juntos não se perder “em formalismos, em ideologias, em medos, em diálogos conosco mesmos e não com o Espírito Santo”:





“Não tenham medo dos limites! Não tenham medo das fronteiras! Não tenham medo das periferias! Porque ali o Espírito vai falar com vocês. Coloquem-se ‘dentro do alcance’ do Espírito Santo. E estas semanas certamente irão ajudar a ficar ‘dentro do alcance’.”





Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Os doentes são a pupila e o rosto de Deus”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos