Camilianos
Notícias da Igreja
 
Venezuela. Iniciada missão evangelizadora no Vicariato Apostólico de Caroní
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Venezuela. Iniciada missão evangelizadora no Vicariato Apostólico de Caroní

Através da Congregação para a Evangelização dos Povos, a Santa Sé - com um decreto publicado na terça-feira, 20 de julho – confiou o Vicariato Apostólico de Caroní aos cuidados pastorais da Diocese de San Cristóbal, na Venezuela.


O Vicariato Apostólico, que compreende o estado venezuelano de Bolívar, foi erigido em 4 de março de 1922 pelo Papa Pio XI. Em 30 de julho de 1954 cedeu parte de seu território para a criação do Vicariato Apostólico de Tucupita. A sede do Vicariato de Caroní é a cidade de Santa Elena de Uairén, onde se encontra a Catedral dedicada a Santa Helena.


Dom Gonzalo e seus colaboradores partem para a missão


Segundo notícias da diocese venezuelana enviadas à Fides, agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos, na manhã de terça-feira o avião com destino a Santa Elena de Uairén decolou de Tucupita, tendo a bordo o novo vigário apostólico, dom Gonzalo Alfredo Ontiveros Vivas, e três sacerdotes que o acompanharão na missão: Hugo Ochoa, Javier Parra e José Luís Pereira.


O bispo de San Cristóbal, dom Mario Moronta, anunciou que nos próximos meses ele enviará seminaristas e leigos engajados, além da ajuda material que já foi recolhida dos fiéis da diocese.


Evangelização confiada à Ordem dos Frades Menores


O Vicariato Apostólico de Caroní foi confiado à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que realizaram um longo e diligente ministério pastoral naquele território, mas devido à falta de vocações missionárias tiveram que deixar o encargo.


O Vicariato Apostólico tem uma população de 91.100 habitantes, dos quais 57.700 são católicos. Há 6 paróquias, 2 sacerdotes diocesanos e 6 sacerdotes religiosos, 4 religiosos não sacerdotes e 3 freiras.


Recentemente nomeado pelo Papa


Dom Gonzalo Alfredo Ontiveros Vivas foi nomeado vigário apostólico de Caroní pelo Papa Francisco em 28 de abril de 2021. Ele nasceu em 5 de dezembro de 1968 em El Valle Capacho, na Diocese de San Cristóbal de Venezuela.


Ordenado sacerdote em 14 de agosto de 1993 e bispo em 26 de junho de 2021, foi capelão militar e coordenador adjunto da equipe responsável pela preparação para o centenário da diocese.


(Fides)


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Os hospitais são os nossos jardins e as nossas missões”

São Camilo

Copyright © 2021 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos