Camilianos
Notícias da Província
 
09.Out - ENCONTRO DE CONVIVÊNCIA VOCACIONAL - 06 a 08 outubro de 2017, em Fortaleza-CE
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
ENCONTRO DE CONVIVÊNCIA VOCACIONAL - 06 a 08 outubro de 2017, em Fortaleza-CE
No contexto camiliano, a pastoral vocacional visa especialmente aos jovens que, ao manifestar germens de vocação, se sentem atraídos a cuidar dos doentes, a trabalhar no mundo da saúde e nas missões.” (cf. Estatuto de Formação, n. 11 e 12, p. 15).

Desse modo, entre os dias 6 e 8 de outubro, do ano corrente, em continuidade com o processo de despertar e discernimento vocacional, ocorreu o terceiro encontro vocacional, realizado nas dependências do Seminário São Camilo, Lagoa Redonda, em Fortaleza. Os anteriores aconteceram em maio e julho, esse último no contexto das festividades de São Camilo.


Com a presença de dez jovens, o encontro foi organizado sob o tema “Discernimento e autoconhecimento”, abordado pelo professor, José Edson Mariano, que é psicólogo e bem conhecido da comunidade camiliana. Sua dinâmica de trabalho foi desenvolvida no sábado, o dia inteiro. Foram momentos de exposição, debates e partilhas entre ele e os vocacionados.


No domingo, pela manhã, aconteceu uma breve experiência pastoral, a saber: os jovens foram divididos em grupos, que acompanharam os padres em suas missões dominicais. Para o lar de idosos acompanharam o Pe. Ariston; para o Hospital César Cals foram com o Pe. Ligório e os demais seguiram com o Pe. Gilmar para as visitas e distribuição da Eucaristia aos doentes do bairro.


Assim, nesse curto período (final de semana), conforme avaliação dos participantes, que são jovens que frequentam o Seminário e outros um pouco mais distantes, inclusive, um jovem de Jeremoabo-BA, o encontro foi bastante positivo e proveitoso. Segundo os mesmos, sugeriram que para os próximos encontros seja promovidos momentos de oração e mais tempo de convivência.


Por fim, acreditamos que “A pastoral vocacional é a atividade desenvolvida pela Igreja a fim de promover no Povo de Deus uma atitude de generosa acolhida dos dons que Deus continuamente lhe dá. Visa de maneira especial aos jovens, ajudando-os a descobrir e a acolher o projeto de Deus a seu respeito (cf. DCVR 42).


 


 


[Pe. Gilmar Antônio Aguiar, M.I.]


Indique a um amigo
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Por que não te conheci antes. Basta de mundo! Basta de mundo!”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos