Camilianos
Espiritualidade
 
Espiritualidade

Espiritualidade é a moção que está por trás do nosso agir, é o conjunto de valores nos quais cremos sinceramente. Eles ditam nosso comportamento e nossa conduta, determinam tudo o que somos diante de Deus e de nossa realidade. A espiritualidade camiliana se situa dentro da Espiritualidade cristã e pode ser caracterizada pelo enfoque nas dimensões cristológica e prática, ambas relacionadas com o exercício da misericórdia.

A atitude de Jesus de aproximação dos doentes e as curas realizadas por ele; a parábola do bom samaritano, que se doa ao cuidado de um desconhecido à beira do caminho (Cf. Lc 10, 30-35); a orientação de Jesus quanto à sua presença nos pobres e doentes (Cf. Mt 25), são alguns fundamentos bíblicos que norteiam e inspiram a vivência da espiritualidade camiliana.

Nela, a pessoa do doente é a pessoa do próprio Jesus crucificado. No leito do hospital, os sofrimentos dos enfermos se unem ao padecimento de Cristo na cruz e todo o serviço desempenhado no cuidado para com o doente é realizado como se fosse para o próprio Cristo. Ao mesmo tempo, aquele que cuida deve ser expressão da presença misericordiosa de Cristo, que continua se aproximando, tocando e curando os doentes e marginalizados através daqueles que se dispõem a exercer tal serviço.

A espiritualidade camiliana, nesse sentido, possui uma profunda mística que tem como centro a misericórdia: servir e amar os enfermos com amor materno, zelando tanto pela saúde física quanto pela saúde espiritual, vendo neles a pessoa do Cristo e sendo Cristo para eles. Esta foi a espiritualidade que São Camilo vivenciou e é esta espiritualidade que encanta e anima tantos homens e mulheres a seguirem suas pegadas, amando a Cristo e servindo-o nos doentes e sofredores.

 
 
Contato

Camilianos - Província Camiliana Brasileira

Av. Pompéia, 888 - São Paulo/SP
(11) 3863-2110

Política de Privacidade

 

“Cuidem dos doentes com o mesmo amor com que uma mãe ama seu filho único doente, e conforme o Espírito Santo lhes inspirar”

São Camilo

Copyright © 2024 Camilianos. Todos os direitos reservados.

Camilianos